Trabalhando por uma cidade com mais qualidade de vida

home logo
MauroZacher 370

Zacher iniciou a sua vida política, em 1994, no movimento estudantil. Foi dirigente da União Estadual de Estudantes (UEE) do Centro Acadêmico Visconde de Mauá (CAVM) e presidente do DCE da PUCRS. Neste período, implementou o projeto de benefícios que concedeu mais de 8 mil bolsas de estudos para alunos carentes. Militante da Juventude Socialista do PDT, em 2000, com 24 anos, disputou a sua primeira eleição municipal. Conquistou 3.956 votos, o que lhe garantiu a segunda suplência da bancada e o exercício temporário do mandato. Ao assumir, apresentou vários projetos, entre eles o que deu início à discussão para a criação da Secretaria Municipal da Juventude. Em 2004, aos 28 anos, voltou a disputar uma cadeira na Câmara Municipal e, desta vez, com o voto de 7.703 porto-alegrenses, chegou à titularidade, consagrando-se o terceiro mais votado da bancada do PDT.

Com a vitória de José Fogaça para a prefeitura na eleição de 2004, Mauro Zacher foi indicado pelo partido e nomeado como o primeiro Secretário da Juventude da história da Capital. Ocupou o cargo entre 18 de fevereiro de 2005 e 11 de novembro de 2007, quando foi responsável pelo desenvolvimento de diversos projetos pioneiros na área da educação, cultura, qualificação profissional, esportes, entre outros, beneficiando diretamente a mais de 100 mil jovens. Ações como o Curso Pré-Vestibular Popular, Juventude em Foco, Semana da Juventude, Tenda da Juventude, Jogos Radicais de Porto Alegre, Cursos Profissionalizantes e de Educação para Jovens, foram algumas das iniciativas lideradas por Zacher à frente da SMJ.

Como presidente da Câmara Municipal, Mauro Zacher assumiu várias vezes durante o ano de 2012 o comando administrativo da capital, como prefeito interino. A primeira transmissão de cargo de José Fortunati para Zacher ocorreu no dia 9 de janeiro, em uma cerimônia no Paço Municipal, na presença de autoridades e convidados.

Ao reassumir o mandato de vereador, em novembro de 2007, passou a ser titular na Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (Cece) e também participou da Comissão que, em 2008, iniciou os debates para as alterações do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA). Nesse período, Zacher ainda ocupou a vice-liderança da bancada pedetista.

Em 2013, Mauro Zacher foi convidado pelo prefeito José Fortunati a assumir o cargo de Secretário Municipal de Obras e Viação. Entre as conquistas obtidas nesse período está a execução do projeto de revitalização da iluminação de centenas de praças comunitárias, do Calçadão de Ipanema e dos principais parques da cidade; a ampliação e a manutenção de milhares de pontos de iluminação pública em vias da capital; a pavimentação e a manutenção de vias em todas as regiões de Porto Alegre; assim como dos mutirões tapa-buraco que minimizaram os danos provocados nos períodos de chuva intensa.

Aos 39 anos, o economista Mauro Zacher é vereador em terceiro mandato titular pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Nesse período, fruto de muito trabalho e do entendimento de que toda atividade pública deve estar voltada à qualificação da vida dos cidadãos, tem ocupado importantes cargos e funções político-administrativas, como a presidência do Legislativo e, também, o mais alto posto do político da cidade, a chefia do Poder Executivo, quando por mais de 60 dias substituiu o prefeito José Fortunati, em 2012.

No âmbito comunitário, Mauro Zacher preside, pelo quarto mandato consecutivo, a Associação dos Amigos do 4º Distrito. Nesse período, tem sido articulador de um processo de integração das entidades coirmãs e interlocutor junto ao poder público, nas mais diversas esferas, pela revitalização da Região. O resultado da sua participação pode ser observado pelos inúmeros projetos e obras de infraestrutura realizadas ao longo desse período nos bairros São Geraldo, Navegantes, Farrapos, Humaitá, Floresta e São João. São intervenções que tem resultado em importantes conquistas para a população.

Mauro Zacher iniciou sua militância política no movimento estudantil. Logo a seguir, por encontrar no discurso do líder trabalhista Leonel de Moura Brizola a identificação com a proposta de que é pela Educação pública de qualidade que se fará a verdadeira revolução em busca do desenvolvimento do país, filiou-se ao PDT. Militou na Juventude Socialista e, aos 24 anos, no ano 2000, concorreu a primeira vez à vereança, chegando a terceira suplência da bancada pedetista, com quase quatro mil votos.

Redes Sociais

Redes Sociais FacebookRedes Sociais twitterRedes Sociais InstagranRedes Sociais emailRedes Sociais youtube

Ponto de Vista

Na sua opinião, qual empresa de transporte coletivo presta o melhor serviço em Porto Alegre?
  • 62 Votos
    Carris
    95.38%
  • 2 Votos
    Consórcio Mob
    3.08%
  • 0 Voto
    Consórcio Via Leste
    0%
  • 1 Voto
    Consórcio Viva Sul
    1.54%
← Votar
Total 65 Votos

Pesquisa