Trabalhando por uma cidade com mais qualidade de vida

home logo
MauroZacher 370

Zacher iniciou a sua vida política, em 1994, no movimento estudantil. Foi dirigente da União Estadual de Estudantes (UEE) do Centro Acadêmico Visconde de Mauá (CAVM) e presidente do DCE da PUCRS. Neste período, implementou o projeto de benefícios que concedeu mais de 8 mil bolsas de estudos para alunos carentes. Militante da Juventude Socialista do PDT, em 2000, com 24 anos, disputou a sua primeira eleição municipal. Conquistou 3.956 votos, o que lhe garantiu a segunda suplência da bancada e o exercício temporário do mandato. Ao assumir, apresentou vários projetos, entre eles o que deu início à discussão para a criação da Secretaria Municipal da Juventude. Em 2004, aos 28 anos, voltou a disputar uma cadeira na Câmara Municipal e, desta vez, com o voto de 7.703 porto-alegrenses, chegou à titularidade, consagrando-se o terceiro mais votado da bancada do PDT.

Com a vitória de José Fogaça para a prefeitura na eleição de 2004, Mauro Zacher foi indicado pelo partido e nomeado como o primeiro Secretário da Juventude da história da Capital. Ocupou o cargo entre 18 de fevereiro de 2005 e 11 de novembro de 2007, quando foi responsável pelo desenvolvimento de diversos projetos pioneiros na área da educação, cultura, qualificação profissional, esportes, entre outros, beneficiando diretamente a mais de 100 mil jovens. Ações como o Curso Pré-Vestibular Popular, Juventude em Foco, Semana da Juventude, Tenda da Juventude, Jogos Radicais de Porto Alegre, Cursos Profissionalizantes e de Educação para Jovens, foram algumas das iniciativas lideradas por Zacher à frente da SMJ.

Como presidente da Câmara Municipal, Mauro Zacher assumiu várias vezes durante o ano de 2012 o comando administrativo da capital, como prefeito interino. A primeira transmissão de cargo de José Fortunati para Zacher ocorreu no dia 9 de janeiro, em uma cerimônia no Paço Municipal, na presença de autoridades e convidados.

Ao reassumir o mandato de vereador, em novembro de 2007, passou a ser titular na Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (Cece) e também participou da Comissão que, em 2008, iniciou os debates para as alterações do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA). Nesse período, Zacher ainda ocupou a vice-liderança da bancada pedetista.

Em 2013, Mauro Zacher foi convidado pelo prefeito José Fortunati a assumir o cargo de Secretário Municipal de Obras e Viação. Entre as conquistas obtidas nesse período está a execução do projeto de revitalização da iluminação de centenas de praças comunitárias, do Calçadão de Ipanema e dos principais parques da cidade; a ampliação e a manutenção de milhares de pontos de iluminação pública em vias da capital; a pavimentação e a manutenção de vias em todas as regiões de Porto Alegre; assim como dos mutirões tapa-buraco que minimizaram os danos provocados nos períodos de chuva intensa.

Aos 39 anos, o economista Mauro Zacher é vereador em terceiro mandato titular pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Nesse período, fruto de muito trabalho e do entendimento de que toda atividade pública deve estar voltada à qualificação da vida dos cidadãos, tem ocupado importantes cargos e funções político-administrativas, como a presidência do Legislativo e, também, o mais alto posto do político da cidade, a chefia do Poder Executivo, quando por mais de 60 dias substituiu o prefeito José Fortunati, em 2012.

No âmbito comunitário, Mauro Zacher preside, pelo quarto mandato consecutivo, a Associação dos Amigos do 4º Distrito. Nesse período, tem sido articulador de um processo de integração das entidades coirmãs e interlocutor junto ao poder público, nas mais diversas esferas, pela revitalização da Região. O resultado da sua participação pode ser observado pelos inúmeros projetos e obras de infraestrutura realizadas ao longo desse período nos bairros São Geraldo, Navegantes, Farrapos, Humaitá, Floresta e São João. São intervenções que tem resultado em importantes conquistas para a população.

Mauro Zacher iniciou sua militância política no movimento estudantil. Logo a seguir, por encontrar no discurso do líder trabalhista Leonel de Moura Brizola a identificação com a proposta de que é pela Educação pública de qualidade que se fará a verdadeira revolução em busca do desenvolvimento do país, filiou-se ao PDT. Militou na Juventude Socialista e, aos 24 anos, no ano 2000, concorreu a primeira vez à vereança, chegando a terceira suplência da bancada pedetista, com quase quatro mil votos.

Redes Sociais

Redes Sociais FacebookRedes Sociais twitterRedes Sociais InstagranRedes Sociais emailRedes Sociais youtube

Ponto de Vista

Você é a favor ou contra o cercamento da Redenção ?
  • 1562 Votos
    Contra
    55.63%
  • 1246 Votos
    Favorável
    44.37%
← Votar
Total 2808 Votos

Pesquisa