Compromisso, verdade
humildade e cidadania

home logo
MauroZacher 370

Em breve as escolas de Porto Alegre deverão contar com uma política pública de combate ao bullying (tipo de violência continuada entre alunos). Após a aprovação da lei antibullying pela Câmara Municipal de Porto Alegre, no dia 24 de fevereiro passado, basta a sanção pelo prefeito municipal para que se inicie um processo de criação e implementação de um programa preventivo de combate a esse fenômeno, que já se sabe, causa danos gravíssimos a toda a sociedade.

Prezados senhores e senhoras que nos dão a honra com sua presença nesta justa homenagem a duas importantes corporações que integram a nossa Brigada Militar: o 9º Batalhão de Polícia Militar Voluntários da Pátria, e a Banda da Brigada da Ajudância Geral da Brigada Militar.

A homenagem no mesmo ato solene aos 57 anos do 9ºBPM e ao centenário da Banda da Brigada, para alguns pode não fazer sentido.

O crescimento de uma cidade de forma ordenada e sustentável depende diretamente de como se dá o planejamento das ações, atividades e investimentos nela aplicados. Em diversas outras cidades esse instrumento de conjugação das forças produtivas, acadêmicas e públicas tem servido para imantar o pensar e a produção de estratégias capazes de atrair boas ideias e parceiros, com efeitos diretos e indiretos que resultam em melhorias efetivas na qualidade de vida da sua população. Ao tomar posse como presidente da Câmara Municipal, em 2 de janeiro desse ano, ressaltei que estamos atrasados nesse processo e trouxe à tona essa antiga demanda para Porto Alegre. 

Senhor prefeito Romildo Bolzan Júnior, presidente Regional do PDT, deputado federal Vieira da Cunha, presidente metropolitano do PDT, Christopher Goulart, neto do presidente João Goulart e digo presidente, porque assim nós trabalhistas o consideramos até os dias de hoje, já que não reconhecemos o Golpe que o retirou precocemente do poder. Em nome destes companheiros quero, como presidente do poder Legislativo de nossa cidade, indicado pelo meu partido para essa função, saudar a todas as lideranças aqui presentes e já nominadas.

Em matéria de sistema viário e sustentabilidade ambiental ainda tempos muito a aprender com outras cidades, em especial Bogotá, na Colômbia, e Amsterdã, na Holanda onde o modal cicloviário se integra perfeitamente aos demais, numa lição que mescla a otimização do transporte em pequenas distâncias e a preservação ambiental.

Ainda hoje é difícil para muitos compreender como Getúlio Vargas, um político com origem nas oligarquias de um Brasil rural, no século passado, tornou-se o maior estadista brasileiro, entre as décadas de 30 e 60, com um apelo popular e de massas, fato até hoje não repetido em nosso país. Vale ressaltar, ainda, que naquela época inexistia todo o apelo da indústria da mídia, que se criou a partir da revolução tecnológica, da globalização e do marketing político a partir dos anos 80.

Saudação aos presentes, às autoridades (lista RP)

Hoje estamos realizando um importante ato solene. Importante porque ele resgata a memória de um parlamentar desta Casa, tão importante que empresta seu nome a sede deste Legislativo, Aloisio Filho. Se ainda vivo estaria completando esse ano, 100 anos. E é pela passagem do centenário do seu nascimento que formatamos essa programação especial. Apesar de ter sido um ano atropelado, pela eleição, por projetos e debates intensos em plenário, nas comissões e em audiências públicas, não poderíamos deixar de encerrar o ano sem que cumpríssemos essa tarefa, essa obrigação, de exaltar a figura desse filho ilustre da cidade e do meu 4º Distrito.

Inicialmente, quero saudar os presentes e dizer da minha satisfação de compartilhar este momento tão importante. Quero, também, parabenizar os idealizadores e os ativistas que tornaram possível a Agenda 2020, um esforço muito importante de se pensar nossa realidade política, econômica e social em termos estratégicos.

Redes Sociais

Redes Sociais FacebookRedes Sociais twitterRedes Sociais InstagranRedes Sociais emailRedes Sociais youtube

Ponto de Vista

Você concorda com o pagamento em dinheiro em aplicativos de transporte como Uber, Cabify e 99 POP?
  • 32 Votos
    SIM
    41.03%
  • 46 Votos
    NÃO
    58.97%
← Votar
Total 78 Votos

Pesquisa