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MauroZacher 370

Tendência mundial, em Porto Alegre a adoção de sistemas sustentáveis de transporte ainda circula mais pelos caminhos do debate do que pela realidade das ruas. No país e no Estado, outras cidades já desenvolvem iniciativas para estimular o uso da bicicleta como uma das soluções para combater a emissão de gases, os graves problemas do trânsito e para propiciar melhores condições de vida nos grandes centros urbanos. É o caso de Pelotas, por exemplo, e do Rio de Janeiro. Em recente visita a Paris, o governador fluminense, Sérgio Cabral, anunciou que municípios do Rio deverão dispor de serviços de aluguel de bicicletas públicas similar ao Vélib, o projeto implantado na capital francesa em julho do ano passado.

A bicicleta é largamente utilizada como meio de transporte em diversos paises. Apesar de pouco considerada nos grandes planos de transportes urbanos, a bicicleta representa em todo o Brasil, um papel expressivo na movimentação de pessoas de baixa renda, sobretudo no setor informal e nas zonas mais periféricas das Cidades. Estudos como Plano Diretor Cicloviário, em elaboração desde 2004 e recentemente concluído pelo Executivo Porto-alegrense, somado ao Programa Brasileiro de Mobilidade Por Bicicleta, que resultará no Plano de Mobilidade por Bicicletas nas Cidades, elaborado pelo Ministério das Cidades e publicado em 2007 são importantes elementos de apoio à concretização de um sistema alternativo, limpo, barato e saudável de transporte.

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