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MauroZacher 370

O crescimento de uma cidade de forma ordenada e sustentável depende diretamente de como se dá o planejamento das ações, atividades e investimentos nela aplicados. Em diversas outras cidades esse instrumento de conjugação das forças produtivas, acadêmicas e públicas tem servido para imantar o pensar e a produção de estratégias capazes de atrair boas ideias e parceiros, com efeitos diretos e indiretos que resultam em melhorias efetivas na qualidade de vida da sua população. Ao tomar posse como presidente da Câmara Municipal, em 2 de janeiro desse ano, ressaltei que estamos atrasados nesse processo e trouxe à tona essa antiga demanda para Porto Alegre. 

Senhor prefeito Romildo Bolzan Júnior, presidente Regional do PDT, deputado federal Vieira da Cunha, presidente metropolitano do PDT, Christopher Goulart, neto do presidente João Goulart e digo presidente, porque assim nós trabalhistas o consideramos até os dias de hoje, já que não reconhecemos o Golpe que o retirou precocemente do poder. Em nome destes companheiros quero, como presidente do poder Legislativo de nossa cidade, indicado pelo meu partido para essa função, saudar a todas as lideranças aqui presentes e já nominadas.

Tendência mundial, em Porto Alegre a adoção de sistemas sustentáveis de transporte ainda circula mais pelos caminhos do debate do que pela realidade das ruas. No país e no Estado, outras cidades já desenvolvem iniciativas para estimular o uso da bicicleta como uma das soluções para combater a emissão de gases, os graves problemas do trânsito e para propiciar melhores condições de vida nos grandes centros urbanos. É o caso de Pelotas, por exemplo, e do Rio de Janeiro. Em recente visita a Paris, o governador fluminense, Sérgio Cabral, anunciou que municípios do Rio deverão dispor de serviços de aluguel de bicicletas públicas similar ao Vélib, o projeto implantado na capital francesa em julho do ano passado.

Saudação aos presentes, às autoridades (lista RP)

Hoje estamos realizando um importante ato solene. Importante porque ele resgata a memória de um parlamentar desta Casa, tão importante que empresta seu nome a sede deste Legislativo, Aloisio Filho. Se ainda vivo estaria completando esse ano, 100 anos. E é pela passagem do centenário do seu nascimento que formatamos essa programação especial. Apesar de ter sido um ano atropelado, pela eleição, por projetos e debates intensos em plenário, nas comissões e em audiências públicas, não poderíamos deixar de encerrar o ano sem que cumpríssemos essa tarefa, essa obrigação, de exaltar a figura desse filho ilustre da cidade e do meu 4º Distrito.

Inicialmente, quero saudar os presentes e dizer da minha satisfação de compartilhar este momento tão importante. Quero, também, parabenizar os idealizadores e os ativistas que tornaram possível a Agenda 2020, um esforço muito importante de se pensar nossa realidade política, econômica e social em termos estratégicos.

A bicicleta é largamente utilizada como meio de transporte em diversos paises. Apesar de pouco considerada nos grandes planos de transportes urbanos, a bicicleta representa em todo o Brasil, um papel expressivo na movimentação de pessoas de baixa renda, sobretudo no setor informal e nas zonas mais periféricas das Cidades. Estudos como Plano Diretor Cicloviário, em elaboração desde 2004 e recentemente concluído pelo Executivo Porto-alegrense, somado ao Programa Brasileiro de Mobilidade Por Bicicleta, que resultará no Plano de Mobilidade por Bicicletas nas Cidades, elaborado pelo Ministério das Cidades e publicado em 2007 são importantes elementos de apoio à concretização de um sistema alternativo, limpo, barato e saudável de transporte.

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